16/11/07

Uma quê?!



«Uma mulher que me deixasse ler o jornal em paz (…), que, quando eu estivesse a trabalhar, soubesse fazer silêncio (…), não olhasse para a minha mãe com olhos de nora ciumenta (…), não me esgotasse a paciência fazendo-me sempre esperar (…), não me desequilibrasse o orçamento (…). Uma mulher capaz de compreender a doce sujeição que a esposa deve ao marido.»


Revista da MPF – Menina e Moça, 1948


«Em 1937, a Mocidade Portuguesa Feminina (MPF) nascia com o objectivo de criar a nova mulher portuguesa: boa esposa, boa mãe, boa doméstica, boa cristã, boa cidadã sempre pronta a contribuir para o Bem comum, mas longe da intervenção política deixada aos homens.
A historiadora Irene Flunser Pimentel traça-nos a história deste movimento, obrigatório para mulheres dos sete aos catorze anos, através do Boletim do MPF e mais tarde da revista Menina e Moça, veículos de transmissão dos valores e comportamentos ditados pelo regime salazarista.
Ao folhearmos estas páginas, deparamo-nos com raparigas fardadas de bandeira em punho, lições de lavores e trabalhos manuais ou outros afazeres da vida doméstica, indicações sobre o fato de banho oficial com decote pouco generoso e saia não muito curta, lemos textos sobre a atitude a ter em casa com o marido, conselhos sobre livros fundamentais e outros proibidos aos olhos destas jovens e aprendemos as virtudes dos grandes heróis nacionais como D. Filipa de Lencastre ou o Santo Condestável.»

Eu gostava de ler este livro da Esfera dos Livros! Eu gosto de história :)

4 comentários:

Dalaila disse...

Essa mulher.....
....................


o livro tem uma temática interessante, obrigada maria pelas artilhas, vou ver melhor....

Beijinho

Claudia Sousa Dias disse...

Deve ser interessante.

Mas palpita-me que ficaria com vontade de o reescrever...assim...de forma a atirar para o satírico ...com uma linguagem semelhante à do Bocage...

Para dizer a verdade, prefiro mesmo "A Arte de Amar" de Ovídio!

Adoraria declamá-lo em público nos anos sessenta...só para ver se teriam a lata de me prender por atentado ao pudor...

CSD

Woman Once a Bird disse...

Estas coisas do Portugal Estado Novo comovem-me sempre. Fico sempre de lágrima no canto do olho...

Dirim disse...

Ela tem outro também que inclui a Obra das Mães pela Educação Nacional (OMEN), para além da MPF. Muito bom. Creio ser a tese de mestrado dela.